Jardim Botânico de Brasília
#Brasília, #jardimbotanico, #natureza, #biologia, #fauna
O Jardim Botânico de Brasília foi inaugurado em 1985, e seu site oficial informa ter sido o primeiro Jardim Botânico do mundo com objetivos claros de conservação insitu de recursos genéticos.
Nele pudemos observar um recorte do Bioma Cerrado quase todo preservado, apesar das ameaças que enfrenta, como a presença de invasores a exemplo do Pinus.
Além dos recursos vegetais, há uma surpreendente diversidade faunística que inclui muitos invertebrados, lagartos, aves e animais que são apresentados para o visitante por silhuetas e suas pegadas, como a capivara, o tamanduá-bandeira e a onça-pintada.
A organização e os cuidados de manutenção são visíveis a cada passo. As áreas de lazer, como espaço para piquenique atraem visitantes em busca de entretenimento. E entre as atrações culturais percebidas nos mais variados locais, destacam-se o Espaço Ciência, o orquidário e jardins encantadores como o Evolutivo, o de Contemplação e o Japonês.
Além dos jardins o caminho pelas trilhas é cheio de surpresas, como uma inusitada coleção de plantas aquáticas, uma coleção de cactos, e as abelhas nativas.
Experiências que nos revelaram a belíssima natureza do Cerrado.
Créditos:
Produção: Casa do Biólogo.
Roteiro, narração e edição de Maristela Zamoner, revisados por Deni Schwartz Filho.
Imagens: Maristela Zamoner, Deni Lineu Schwartz Filho e sites oficiais.
Música: Música: Brandenburg número 4, J. S. Bach, por Kevin MacLeod. incompetech.com.