Aprenda rapidamente quais são as mais tradicionais divisões da ecologia são: autoecologia, demoecologia e sinecologia.
A autoecologia concentra o estudo em um organismo individual ou em uma espécie e sua relação com o ambiente.
A demoecologia, também conhecida como ecologia ou dinâmica das populações, avalia isoladamente as populações de determinadas espécies considerando densidades, tamanhos, dinâmicas e distribuições no tempo e no espaço.
A sinecologia, ou ecologia de comunidades, aborda grupos de organismos de várias espécies associadas. Existem diferentes abordagens para a sinecologia, como a descritiva (descreve grupos) e a funcional (estuda funções de grupos).
Agora veremos exemplos de cada uma delas, obtidos da prática profissional da autora.
O primeiro, é um estudo de autoecologia, no qual uma espécie de borboleta teve seu ciclo estudado no ambiente, reunindo informações sobre sua alimentação em fase adulta, comportamentos como rituais de acasalamento, oviposições e sua planta hospedeira.
A demoecologia é exemplificada por uma avaliação que mostra variações de abundância populacional de uma espécie ao longo de um ano e sua distribuição no espaço.
Exemplifica-se a sinecologia descritiva com um estudo que revela a composição de diferentes grupos formadores de uma comunidade, suas abundâncias e outros fatores como a distribuição espacial.
Já a sinecologia funcional é exemplificada por um estudo no qual quatro espécies de borboletas cujas fases larvais consomem a mesma planta hospedeira, foram estudadas quanto a preferência das estruturas vegetais para oviposição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário