Em visita a Brasília, sempre buscando saber mais sobre a biodiversidade brasileira, conhecemos o Borboletário da Fundação Jardim Zoológico de Brasília, que foi inaugurado no ano de 2005.
Uma equipe ímpar, nos recebeu com muita vivacidade. Chegamos acompanhados pelo projetista do borboletário, o biólogo Onildo João Marini Filho. E quem nos deu as boas-vindas foi o biólogo Carlos Eduardo Nobrega da Silva, o Cadu, juntamente com sua equipe, Dona Lúcia, Jessyca, Mariana, Samantha e Alan.
E foi ali, em meio ao Bioma Cerrado, integrando a estrutura do Zoológico de Brasília, que vimos de perto um borboletário destacadamente bem projetado e conduzido exemplarmente.
Inicialmente tivemos uma longa conversa na ampla sala de criação. Vimos detalhes do recolhimento de ovos. Ouvimos a experiência técnica com a delicada manutenção das lagartas. E compreendemos um pouco sobre os cuidados necessários com as pupas.
No ambiente externo notamos um diferencial, espaços dedicados à produção vegetal para a alimentação das fases jovens das borboletas.
E conhecemos o espaço para apreciação e interação do público visitante com borboletas adultas. As instalações foram idealizadas objetivando reproduzir as características dos ambientes naturais das espécies que ali são protegidas por cuidados humanos.
Três microclimas distintos favorecem as diferentes necessidades das borboletas, de nutrição e do próprio ciclo reprodutivo.
Os momentos que passamos ali foram incríveis, além ver um trabalho maravilhoso de uma dedicação que transparece no olhar de cada membro da equipe, desfrutamos de um clima de muita descontração. Voltamos enriquecidos por uma experiência única!
Créditos:
Produção: Casa do Biólogo
Roteiro, narração e edição de Maristela Zamoner, revisados por Deni Schwartz Filho
Imagens: Maristela Zamoner, Deni Lineu Schwartz Filho e sites oficiais.
Música: Zanzibar, Kevin MacLeod – incompetech.com.
Agradecimentos
Ao biólogo lepidopterologista que projetou o Borboletário de Brasília, Onildo João Marini Filho. Ao biólogo responsável pelo Borboletário de Brasília, Carlos Eduardo Nobrega da Silva e sua equipe: Dona Lúcia, Jessyca, Mariana, Samantha e Alan.
À direção da Fundação Jardim Zoológico de Brasília pela oportunidade da visita técnica. #borboletário #borboleta #biologia #natureza #conservação
#biologia #biodiversidade #brasilia #parquenacional #natureza #conservação Cruzamos mais de mil quilômetros pela imensidão brasileira para conhecer um pouco da biodiversidade de Brasília. Fomos muito bem recebidos, já no aeroporto, pelo biólogo Onildo João Marini Filho, que atualmente é analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o ICMBIO, e líder da Rede Nacional de Pesquisa e Conservação dos Lepidópteros. Nos conhecemos em uma plataforma de Ciência Cidadã, compartilhando afinidades e entusiasmos. Agora, com toda sua bagagem de conhecimento e experiência, Onildo nos apresentou o Parque Nacional de Brasília e o ICMBIO. Esta Unidade de Conservação foi criada em 1961 e objetiva manter a vegetação nativa, protegendo os rios que fornecem água para a cidade. Sua estrutura comporta pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico. Conhecido também como parque da “Água Mineral”, conta com fontes de águas cristalinas e locais de banho abertos ao público. A principal atração parece estar nas piscinas, mas o parque protege ecossistemas do Cerrado compostos por diversos tipos de vegetação que abrigam riqueza de fauna. Brasília está no centro do bioma Cerrado. E o Parque Nacional fica ao lado da cidade, mesmo assim é capaz de sustentar destacada biodiversidade.Foi uma visita intensa, que nos presenteou com a beleza única de um dos biomas mais intrigantes do país, o Cerrado. Créditos:Produção: Casa do BiólogoRoteiro e narração de Maristela Zamoner, revisados por Deni Schwartz FilhoImagens: Maristela Zamoner e Deni Lineu Schwartz FilhoMúsica: Destination Unknown, biblioteca de áudio do YouTube.Onildo João Marini FilhoGraduado em Ciências Biológicas pelaUniversidade de Brasília (1991), mestre emEcologia pela Universidade Estadual de Campinas(1996) e doutor em Ecologia, Conservação eManejo da Vida Silvestre pela UniversidadeFederal de Minas Gerais (2002). Atualmente éanalista ambiental do Instituto Chico Mendes deConservação da Biodiversidade. Se dedicou àelaboração de instrumentos para a conservação deespécies ameaçadas de extinção e ao inventário defauna em unidades de conservação. Líder da RedeNacional de Pesquisa e Conservação dosLepidópteros - RedeLep, atualmente se dedica àciência cidadã e ao monitoramento da biodiversidade.
Inaugurado em 2006 o Aquário de São Paulo foi o primeiro empreendimento desta natureza, criado na América Latina. Conhecê-lo pessoalmente é uma experiência enriquecedora.
Além de dezenas de tanques e milhões de litros de água, existem recintos para a sadia manutenção de espécies que vivem fora da água. O bem-estar animal é resultado do cumprimento de rigorosas normas para o manejo de animais silvestres.
Além do trabalho próprio de Educação Ambiental, que é a essência do Aquário de São Paulo, a instituição dá suporte a ações de proteção da natureza e atua em importantes projetos dedicados à conservação da natureza.
Acompanhe conosco algumas cenas lindas dessa visita.
Créditos:
Produção: Casa do Biólogo
Roteiro de Maristela Zamoner, revisado por Deni Schwartz Filho
Narração: Maristela Zamoner
Imagens: Maristela Zamoner e Deni Lineu Schwartz Filho
Música: Crystal Waters Purple Planet Music Dreamy Purchase Licence Free. #biologia #aquario #conservacaodanatureza #exsitu #natureza https://www.youtube.com/watch?v=SmyQNUoeo6g
Vídeo novo no canal da Casa do Biólogo pessoal! Inscrevam-se para não perder nossas próximas aventuras! #borboletas #borboletário #biologia #natureza #exsitu #museucatavento