Seguidores

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Zoobotânico Rodrigues Alves, Belém, Pará



Fascinados por aves, e borboletas, cruzamos o país em busca de aventuras. E aqui em Belém do Pará, visitamos um fragmento de floresta amazônica deslumbrante e pouco conhecido. O Jardim Zoobotânico da Amazônia, no Bosque Rodrigues Alves.

Inspirado no francês oitocentista Bosque de Bolonha, o Bosque Rodrigues Alves foi inaugurado em 1883, uma ideia do barão do Marajó. A criação deste reduto permitiu sua proteção diante da urbanização própria do crescimento de uma cidade como Belém.

Hoje, cerca de um quarto de sua área é destinada à recomposição de uma vegetação de beleza estupenda. 

Explorar seus espaços nos fez perceber marcas de uma história municipal recortada, dividida entre presenças e ausências. 

Mas independente da fragmentação que permeia sua existência, é um hoje um reduto impressionante de conservação da riquíssima biodiversidade amazônica. 

Aqui experimentamos a proximidade com uma fauna extraordinária, que vive tranquila e um tanto íntima das grades que por quase todo o trajeto parecem apenas cicatrizes de um passado recente. Esta aventura nos apresentou uma natureza poderosa, que insiste em sobreviver sob a mais incauta pressão da conduta humana.

#conservaçãodanatureza #zoológico #zoobotânico #botânico #bosque #natureza #biologia #borboleta

Créditos:
Produção: Casa do Biólogo
Roteiro de Maristela Zamoner, revisado por Deni Schwartz Filho
Narração: Maristela Zamoner
Imagens: Maristela Zamoner e Deni Lineu Schwartz Filho
Música: At Odds, biblioteca de áudio do Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário